Google Maps otimiza navegação para pessoas com deficiência visual

Google Maps otimiza navegação para pessoas com deficiência visual

11 de outubro de 2019 0 Por Clayton Lima

O Google está otimizando suas ferramentas para ajudar usuários com deficiência. No início deste mês de outubro, a empresa anunciou um novo recurso que está em fase de testes, chamado Action Blocks, pensado em capacitar pessoas com deficiências cognitivas. Já nesta quinta-feira (10), ela anunciou uma atualização para o app do Google Maps que melhora a orientação por voz para pessoas com deficiência visual.

O anúncio foi feito no blog da empresa:

“Pense na última vez que você caminhou para um novo lugar. Quantas ruas você atravessou para chegar lá? Quais cruzamentos foram os mais complexos? Como você se preparou antes de fazer uma curva? E como você sabia que não estava perdida? Agora pense em fazer a mesma viagem se você fosse uma das 36 milhões de pessoas cegas em todo o mundo, ou uma das 217 milhões de pessoas a mais que têm problemas de visão moderados a graves. Como uma mulher legalmente cega que mora em Tóquio, sei que conhecer ambientes desconhecidos pode ser um desafio”.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

O novo recurso permite às pessoas receberem orientação mais detalhada por voz e novos tipos de anúncios verbais para passeios a pé, sendo o primeiro no Google Maps a ser construído desde o início por pessoas com deficiência visual. Ainda no post oficial, o Google trouxe à tona um vídeo mostrando direitinho como funciona a novidade:

 

Embora esse novo recurso possa ser extremamente útil para pessoas com deficiência visual, também pode ajudar alguém que quer ter uma experiência mais livre de tela em sua próxima caminhada, algo semelhante aos anúncios que você pode ouvir nas faixas de pedestres ou em um ônibus.

A orientação por voz detalhada para navegação a pé começou a ser liberada nesta quinta (10) no Android e iOS. No momento, ela está disponível apenas em inglês nos Estados Unidos e japonês no Japão, com suporte para idiomas e países adicionais a caminho. Para ativar o recurso, acesse as configurações do Google Maps e selecione “Navegação”. Na parte inferior da lista, você encontrará a opção de ativar “Orientação por voz detalhada”, abaixo do cabeçalho “Opções de caminhada”.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: