De Olho Na Novela

Globo estuda mandar Ana Maria Braga, Serginho Groisman e Faustão de volta pra casa

Globo
Ana Maria Braga, Serginho Groisman e Faustão devem ser afetados pelo avanço da pandemia (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

O aumento desenfreado de casos de Covid-19 no Brasil, e o assustador número de mortes provocado pela pandemia, farão a Globo rever decisões que tomou nos últimos meses e semanas.

Esta coluna apurou que, além de escalar a reprise de Império (2014) para suceder Amor de Mãe e paralisar as gravações de Um Lugar ao Sol, próxima novela inédita das 21h, a emissora dos Marinho cogita mandar Ana Maria Braga, Serginho Groisman e Faustão de volta pra casa.

Como a circulação nos estúdios da Globo em São Paulo e no Rio de Janeiro será diminuída por causa dos decretos das prefeituras das duas cidades, o canal pretende limitar ao máximo o entra e sai em suas dependências, priorizando tão e somente o jornalismo e o mais básico do entretenimento, como o BBB 2021 e o Encontro.

Por ter 71 anos e dispor de um histórico de enfrentamento ao câncer, a loira das manhãs deve ser a primeira a voltar a apresentar o Mais Você direto de sua mansão na capital paulista. O mesmo vai ocorrer com Fausto Silva e Serginho Groisman, ambos com 70 anos e igualmente do grupo de risco.

A situação de Braga e Groisman é considerada mais fácil de se resolver em razão do Mais Você e do Altas Horas terem funcionado com seus donos direto de casa. Isto é, tanto o matinal quanto o semanal ofereceram conteúdo inédito, mesclando com de gaveta ou de arquivo. Já a situação do Domingão do Faustão é vista como mais complicada, uma vez que o apresentador teria que abrir mão de seu único trunfo do momento, o Ding Dong.

A direção da Globo deve se pronunciar sobre o assunto nas próximos dias, mais tardar até o final da próxima semana. Mais do que necessário, os executivos sustentam que precisam dar o exemplo ao público, através dos seus artistas, num momento tão complicado para o país. Além disso, entendem que têm obrigação de proteger os seus talentos.

“Normal”, por enquanto

Assim como o BBB 2021 e o Encontro, o É De Casa, o Caldeirão do Huck e o novo Se Joga devem ser mantidos direto dos estúdios da emissora, com um número infinitamente menor de pessoas em suas produções.

E atenção…

Assim como Um Lugar ao Sol, Nos Tempos do Imperador (18h) e Quanto Mais Vida Melhor (19h) tendem a atrasar um pouco mais. A Globo ainda não crava novas reprises nas duas faixas, mas uma decisão deve ser tomada até meados de abril, a depender do avanço avassalador da Covid-19.

Dinossauros e robôs? 

Chegou até a coluna a informação de que o horário das sete também contará com outra reprise após a fase final de Salve-se Quem Puder, e de que a disputa estaria entre Morde & Assopra, Rock Story e Sangue Bom, nessa ordem. A Globo ainda não fechou questão a respeito. A substituta, Quanto Mais Vida Melhor, estava com três frentes de gravações até a adoção das medidas restritivas, decorrente do agravamento da pandemia – esquema agora inviável. A situação será avaliada semana após semana.

Exercitem a memória 

Ideologias à parte, é triste constatar o vazio deixado por uma liderança política capacitada num momento como esse que vivemos. Nos Estados Unidos, o Governo Biden planeja vacinar todos os adultos até o fim do mês do maio. Por aqui, o futuro ganha contornos nebulosos. Pior: há figuras importantes da classe artística que passam pano para isso tudo, em defesa do presidente Jair Bolsonaro. Escolham melhor seus ídolos.

Surpresa I

O desolador cenário de incertezas acerca da pandemia de Covid-19 – autoridades de saúde já falam em 3 mil mortes diárias em março –, como dito, levou a Globo a escalar Império. Evidente que a opção pela trama de Aguinaldo Silva causou controvérsias. Há quem prefira A Favorita (2008) ou Amor à Vida (2013). Salve Jorge (2012) também é mencionada na web.

Surpresa II

Os fatores audiência, Emmy Internacional e narrativa sem sobressaltos – embora Marjorie Estiano tenha substituído Drica Moraes, adoentada, após um inusitado “xixi de jacaré” – pesaram na escolha. Chama atenção também a presença de Aguinaldo Silva, meses após a edição especial de Fina Estampa (2011), no horário nobre que ele ajudou a consagrar, do qual foi eliminado com duas parcas linhas de agradecimento em janeiro do ano passado. Nome de peso para a dramaturgia brasileira, Aguinaldo merece tal reconhecimento. A persona dele nas redes sociais, criticada por muitos, em nada desabona seus frutos como novelista.

Duh Secco e João Paulo Dell SantoDuh Secco e João Paulo Dell Santo

A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e João Paulo Dell Santo, editor-assistente e editor-chefe do RD1, respectivamente, e reúne, de segunda a sexta, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.

O post Globo estuda mandar Ana Maria Braga, Serginho Groisman e Faustão de volta pra casa apareceu primeiro em RD1.

Comments
To Top