De Olho Na Novela

Sem Como Será? e jornal em rede, Globo estica É de Casa

Com o fim do Como Será, É de Casa ganha mais tempo (Foto: Divulgação)
Com o fim do Como Será, É de Casa ganha mais tempo (Foto: Divulgação)

A coluna desfaz agora, um dos principais mistérios relacionados à programação da Globo. Desde que a emissora confirmou a extinção do Como Será, muito se especulou sobre o projeto que ocuparia a faixa. Abaixo, antecipamos as mudanças que passam a valer a partir de sábado, 04 de abril.

Para preencher a lacuna deixada pelo educativo, a emissora escalou uma reprise do Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Original da Globonews, o Via Brasil será ampliado, desencadeando um ajuste de horários na faixa local.

Na sequência, o É de Casa também ganha mais tempo e passa a começar as 8h30. A atração vem encontrando o seu caminho, mas ainda é criticada por parte dos telespectadores.

Como Será?

EPTV vazou nova grade de sábado (Reprodução)

A nova grade foi antecipada pela EPTV, afiliada da Globo que cobre parte do interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais.  A Globo, via assessoria, confirmou que o matinal comandado por Ana Furtado, Cissa Guimarães e companhia, será esticado. Por outro lado, alertou que haverá outras versões de grade, com variações nos horários optativos.

Até o fechamento deste texto, no entanto, a emissora não havia revelado como fica a programação nas cabeças de rede, sem conteúdo local até então. Assim que a Globo enviar um posicionamento oficial, este texto será atualizado.

Veja como fica:

Pequenas Empresas, Grandes Negócios (reprise) às 06hl5

Via Brasil das 06h50 às 07h30:

Faixa Local (mais cedo), às 07h30

É de Casa, em novo horário, às 08h30

Sem jornal de rede

Fim do Como Será desencadeia mudanças na grade (Foto: Divulgação)

A notícia de que o Como Será? seria descontinuado foi anunciada pela Globo no fim do ano passado. Desde então, o matinal de Sandra Annenberg tem mesclado conteúdo inédito com uma seleção de suas melhores reportagens.

Quem acompanha os sites de televisão, deve se lembrar que muitos colunistas chegaram a a apostar no investimento em jornalismo nas manhãs de sábado. Chegou-se a especular que o Bom Dia Brasil poderia ganhar uma edição extra, comandada por talentos vindos das afiliadas.

Outra hipótese levantada foi a obrigatoriedade do Bom Dia Sábado para todas as emissoras. Cada uma delas, obviamente, produziria sua própria versão do jornalístico. Atualmente, o informativo é exibido apenas em algumas afiliadas. Agora, se percebe que as duas possibilidades, se realmente cogitadas, não foram levadas adiante.

Mais programação local

Destemperados na TV é destaque na RBS (Foto: Caroline Silveira)

Considerando também a faixa da tarde, diversas afiliadas espalhadas pelo Brasil estão investindo em novos programas locais. Já contamos aqui que a TV TEM vai resgatar o De Ponta a Ponta. O primeiro programa vai ao ar neste sábado, 14, cancelando definitivamente O Melhor da Escolinha na região.

Também no interior de São Paulo, a TV Fronteira, cuja sede fica em Presidente Prudente, prepara o lançamento de Amado Esporte. A proposta da atração é mostrar o cotidiano de esportistas amadores.

Finalmente, a RBS, que cobre o Rio Grande do Sul, lançou, em fevereiro, Destemperados na TV. Em quatro episódios de dar água na boca, os caçadores de experiências gastronômicas, Lela Zaniol e Diogo Carvalho, experimentam o melhor da culinária e dividem as descobertas com os telespectadores.

A multiplataforma Destemperados foi criada em 2007, e em 2014 a marca virou parceira do Grupo RBS, compartilhando sabores também no jornal Zero Hora. Em 2018, foi aberta a Casa Destemperados, com a proposta de transformar o espaço em um palco gastronômico. Agora, eles chegam à televisão mostrando que gastronomia não precisa ser complicada.

“Até então as pessoas buscavam o conteúdo do Destemperados. Agora a gente se deu o luxo de invadir a casa das pessoas sem elas nos procurarem”, conta Diogo, contente com a chegada da marca na televisão.

O post Sem Como Será? e jornal em rede, Globo estica É de Casa apareceu primeiro em RD1 – TV & Famosos.

Click to comment

Deixe uma resposta

To Top
%d blogueiros gostam disto: