Esportes

Arbitral define retomada do Carioca na quinta; Botafogo tem partida marcada para dia 22, mas não quer jogar

É isso mesmo que você leu no título. Em meio à pandemia do novo coronavírus, os clubes definiram em arbitral virtual que varou a madrugada desta terça-feira que o Campeonato Carioca vai recomeçar já na próxima quinta, dia 18, com Bangu x Flamengo, provavelmente no Maracanã. Todos os jogos serão realizados com portões fechados.

Paula Reis/Flamengo

Botafogo, que nem sequer voltou a treinar, teve jogo marcado para o dia 22 (próxima segunda-feira), contra a Cabofriense, no Estádio Nilton Santos. A segunda partida seria dia 24, contra a Portuguesa. Mesmo caso do Fluminense, que enfrentaria o Volta Redonda, no Maracanã, dia 22, e o Macaé, dia 24. Porém, ambos os clubes querem mais tempo e estudam que providências tomar – o Tricolor ameaça ir à Justiça.

– Seguimos achando precipitado o retorno do futebol porque entendemos que não é momento. A pandemia persiste. A maioria dos clubes do Rio de Janeiro quer voltar. Sendo assim, cedemos, mas desde que o Fluminense tenha um tempo justo de treino e que a prefeitura e o governo do estado autorizem a volta de forma oficial. Entendemos que nesse caso podemos avaliar um retorno. Como as datas marcadas (22 e 24) para o retorno dos nossos jogos são inaceitáveis, do ponto de vista da saúde de nossos atletas, não vamos a campo e vamos buscar as medidas na justiça desportiva para fazer valer o que é certo, já que se trata de um estado de calamidade pública – afirmou o presidente tricolor, Mário Bittencourt, à Rádio Globo.

Autorizações pendentes

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, recomendou que os jogos fossem retomados a partir de sábado, dia 20. A decisão foi aprovada, com os votos contrários de Botafogo e Fluminense, que aceitariam retornar a partir do dia 29.

Os clubes que quiserem podem entrar em acordo e antecipar os jogos em até dois dias – caso de Bangu x Flamengo. Na sexta, dia 19, haveria o duelo Boavista x Portuguesa. Uma nova reunião virtual do conselho arbitral foi marcada para esta terça-feira, às 20h, para validar as datas.

A quarta rodada da Taça Rio, segundo o que foi decidido no arbitral:

18/6 (Quinta) – Bangu x Flamengo
19/6 (Sexta) – Portuguesa x Boavista
21/6 (Domingo) – Madureira x Resende
21/6 (Domingo) – Vasco x Macaé
22/6 (Segunda) – Botafogo x Cabofriense
22/6 (Segunda) – Fluminense x Volta Redonda

Datas sugeridas para os jogos dos grandes:

Flamengo: 18 e 25 de junho
Fluminense: 22 e 24 de junho
Botafogo: 22 e 24 de junho
Vasco: 21 e 24 de junho

A Ferj e os clubes ainda precisam da autorização do governo do Estado e entendem que a prefeitura do Rio vai confirmar a liberação dos jogos sem a presença de público a partir de quarta-feira, quando está programada a segunda fase do plano de flexibilização na cidade.

Botafogo e Fluminense nem estão treinando

O Botafogo deve retomar os treinos presenciais apenas nesta quarta-feira e, assim, teria apenas quatro dias para deixar os atletas preparados para o jogo – os treinos têm sido feitos apenas de forma remota, cada um em suas casas, por causa da pandemia.

O Fluminense, por sua vez, fará a primeira bateria de exames em seus jogadores nesta terça-feira e nem estipulou data para voltar aos treinos. Tanto o Tricolor quanto o Glorioso foram votos vencidos na reunião desta segunda-feira, já que externaram a posição de que os jogos voltassem apenas no mês de julho, sem pressa para a retomada.

Cenário da pandemia

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro contabilizou nesta segunda-feira 56 mortes nas últimas 24 horas. Já são ao todo 7.728 óbitos provocados pela Covid-19 no estado e 80.946 casos confirmados, com 65.063 pacientes recuperados. O Rio tem a maior taxa de letalidade da doença do país (9,55%).

Fonte:Redação FogãoNET, Globoesporte.com, O Dia e Rádio Globo

Comments
To Top