Esportes

Gabriel Jesus no Barcelona? Veja quanto o Palmeiras poderia receber com a transferência

Em caso de venda, contrato com Manchester City ativaria dois dispositivos financeiros

A possibilidade de Gabriel Jesus deixar o Manchester City rumo ao Barcelona interessa ao Palmeiras. Se a negociação for por venda, o clube brasileiro, pelo qual o atacante de 23 anos foi revelado, será compensado financeiramente.

São dois os dispositivos que garantiriam dinheiro ao Palmeiras. O primeiro é o mecanismo de solidariedade da Fifa, que assegura 5% de compensação distribuídos proporcionalmente aos clubes formadores de acordo com o período em que o atleta esteve sob registro, entre as temporadas do 12º e do 23º aniversários.

Nascido em 1997, Gabriel Jesus vestiu a camisa alviverde entre meados de 2012 e o final de 2016 – ou da metade da temporada do 15º aniversário até o final da temporada do 19º aniversário. O clube calcula ter direito a pouco mais de 2% de qualquer transferência futura.

Além disso, há uma cláusula de mais-valia. O Palmeiras receberá 5% sobre a diferença entre a quantia paga pelo clube inglês para contratá-lo e a recebida na transferência seguinte. Na época, a diretoria informou ter fechado negócio por 32,75 milhões de euros.

O valor atual de mercado de Gabriel Jesus, segundo o CIES Football Observatory (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte), gira entre 90 milhões de euros e 120 milhões de euros. Um valor que em geral não é exatamente o praticado, mas que aqui será tomado como base para explicar o cálculo.

Gabriel Jesus é formado nas divisões de base do Palmeiras, que o vendeu ao City em 2016 — Foto: Divulgação

Exemplo de conta

Se o atacante fosse vendido por 90 milhões de euros, por exemplo, o cálculo de 5% de mais-valia incidiria sobre 57,25 milhões de euros (diferença entre a compra e a venda): 2,8 milhões de euros. Ou, pela cotação atual, aproximadamente R$ 18 milhões.

O Palmeiras ainda ganharia cerca de um milhão de euros (R$ 6,5 milhões) pelos 2% do mecanismo de solidariedade.

Os números, é claro, podem variar muito. Mais do que isso: já se especula a possibilidade de Gabriel Jesus ser envolvido em uma troca sem custos de lado a lado, já que o argentino Lionel Messi pode se transferir para o Manchester City. Neste caso, dependendo do formato da operação, não haveria compensação ao Palmeiras.

Fonte: GE

Click to comment

Deixe uma resposta

To Top
%d blogueiros gostam disto: