Saúde e Coronavírus

Entenda como são transmitidas as infecções e como se proteger

Infecções de ouvidos, nariz e garganta são muito comuns, principalmente em crianças. Em parte isso acontece porque esses órgãos são a principal porta de entrada do corpo; é por eles que passam todos os alimentos, líquidos e o ar.

Mas, o que causa as doenças infecciosas?

As doenças infecciosas são causadas por microrganismos que invadem o corpo, causam inflamação e respostas imunes, que então provocam sintomas de uma doença específica.

A maioria das infecções de ouvidos, nariz e garganta é causada por vírus, algumas por bactérias e poucas por fungos ou parasitas.

Embora os vírus só se proliferem em células vivas, eles podem resistir por horas ou até mesmo dias – como no caso do coronavírus – na pele ou em outras superfícies. Por esta razão, uma infecção viral como a gripe ou como a Covid-19 podem ser contraídas ao pegar uma criança no colo, compartilhar uma toalha ou apertar a mão de alguém contaminado, por exemplo.

Leia também: Como saber se seus sintomas são de gripe ou de Covid-19

Lavar as mãos com frequência e evitar o contato com outras pessoas é uma das melhores formas para evitar transmitir uma infecção.

Doença transmitida pelo ar

Os vírus também são transmitidos de uma pessoa para outra por gotículas de muco produzidas por alguém já infectado. As partículas virais, expelidas pela tosse ou pelo espirro, são inaladas e chegam à mucosa do receptor. 

Um estudo constatou que, na fase infecciosa de um resfriado, mais de 6 mil gotículas eram produzidas por hora e podiam permanecer no ar por até 10 minutos.

Por esta razão que as máscaras de proteção são grandes aliadas na prevenção da Covid-19, por exemplo. Elas ajudam a limitar a a emissão de gotículas e aerossóis (partículas minúsculas liberadas no ar pela respiração) infectados no ar.

Quem é mais suscetível a contrair infecções?

É importante lembrar que o risco individual de contrair uma infecção  depende de diversos fatores, incluindo o tipo do patógeno, mas há dois fatores principais que aumentam o risco. São eles:

  • Duração da exposição: oito horas por dia em contato íntimo com alguém infectado aumentam o risco de ser infectado.
  • Condições de saúde: quem tem baixa imunidade, como os idosos e os muito jovens, corre maior risco de contrair um resfriado.

O post Entenda como são transmitidas as infecções e como se proteger apareceu primeiro em Seleções Brasil.

Click to comment

Deixe uma resposta

To Top
%d blogueiros gostam disto: